quinta-feira, 21 de abril de 2016

Roteiro 250 / Marianne Peretti


Aos que passam por aqui, recomenda-se a leitura da revista Roteiro Brasília, publicação mensal que circula na capital do Brasíl (onde mais?), em verdade uma das poucas publicações em papel, na cidade, que resistem aos tempos em que todos desapareceram ou migraram para o meio virtual.

Com o seu conhecido mote "Comida, Diversão e Arte", retirado da letra da canção "Comida", dos Titãs, a Roteiro Brasília reúne mês-a-mês eclético time de colaboradores nas áreas afins, que dão um panorama do que vale a pena fazer por essas bandas, seja quando a fome e a sede apertam, seja quando a gente não quer só comida, mas talvez prazer para aliviar a dor. Mr Menezes é um dos colaboradores, quase sempre na área da música.


Marianne Peretti, circa 1964
Tal qual mostra a bela capa, a Roteiro deste mês tem como destaque a exposição "A Arte Monumental de Marianne Peretti", em cartaz até o dia 5 de junho de 2016, no Museu da República, conhecida obra em forma de cúpula, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da Esplanada dos Ministérios, região central de Brasília.

Museu da República, Brasília


Marianne Peretti, franco-brasileira, 88 anos, é uma das maiores vitralistas contemporâneas do planeta, artista do mesmo quilate de Marc Chagall, Henri Matisse, Ton Geur, a lista é generosa. Em Brasília, Peretti integra o time de artistas que conferiram leveza ao brutal concreto dos prédios e traços cartesianos da cidade projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

Brasília, vista do espaço, a partir da Estação Espacial Internacional (ISS)
Traçado em forma de borboleta, não de avião, segundo Lúcio Costa

Cidade-monumento, patrimônio cultural da humanidade, Brasília, costuma-se dizer, é uma obra de arte a céu aberto; o próprio céu uma escultura infinita; uma vez nesta cidade, impossível ficar indiferente a ele. Se mergulhar nas páginas de sua história, uma viagem para o infinito e além.

Vitrais na capela do Palácio do Jaburu, em Brasília
Crianças visitam a exposição no Museu da República
O curioso da exposição "A Arte Monumental de Marianne Peretti" é que, pela primeira vez, desde que a artista projetou os vitrais da pequena capela do Palácio do Jaburu (residência oficial do vice-presidente da República), em 1976, estamos diante do reconhecimento público de que Marianne Peretti - única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer, em Brasília - tem importância tão grande quanto a dos outros artistas que deixaram sua marca na capital do Brasil.



Catedral Nossa Senhora Aparecida (Catedral de Brasília)


Vitrais da Catedral de Brasília

Vitrais da Catedral de Brasília e anjos de Alfredo Ceschiatti
Além de Niemeyer e Lúcio Costa, nomes fundamentais da arquitetura e urbanismo modernos, se encontraram em Brasília nomes como os de Athos Bulcão, Roberto Burle Marx, Alfredo Ceschiatti. Marianne Peretti é autora dos vitrais da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Catedral de Brasília. A exposição dedica painéis exclusivos para explicar a saga dessa construção, um dos marcos da arquitetura moderna brasileira.





A esse respeito, conta a história que a Catedral de Brasília começou a ser erguida junto com os principais prédios da nova capital, porém sua inauguração ocorreu apenas em 31 de maio de 1970. Até 1989, quando Marianne Peretti e equipe concluíram a instalação dos vidros coloridos, a igreja conviveu com uma solução um tanto quanto incômoda. As placas que cobriam as laterais irregulares eram transparentes, e permitiam a incidência de fortes raios solares no interior da edificação.


Padres, fiéis, e visitantes, quem quer que estivesse no interior da catedral durante o dia sofria com o calor de estufa. Era preciso uma solução para este problema arquitetônico. Eis que surge Marianne Peretti.





Todo o esforço mereceu de Niemeyer as palavras: "Marianne Peretti é uma artista de excepcional talento. Os vitrais maravilhosos que criou para a Catedral de Brasília são comparáveis, pelo seu valor e esforço físico, às monumentais obras da Renascença".

Salvador Dali e Marianne Peretti


Marianne Peretti esteve em Brasília para prestigiar a abertura da exposição. Aquela mulher franzina, ali sentada, pacientemente atendendo aos pedidos de fotografias deu à Brasília humanismo e uma beleza sem igual. Nós, que tanto amamos este lugar, dizemos: obrigado.

Se vier à cidade, faça o favor de se encantar.

PS - Oscar Niemeyer, Burle Marx e Lucio Costa não se limitaram a criar uma cidade. Eles também são reconhecidos como grandes artistas do design moderno. A galeria virtual Artsy.net é um interessante local para ver (e adquirir, se possível) obras desses mestres. English, please: At Artsy.net you'll find interesting stuff related to Brazilian masters of modern art and design like Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Lucio Costa and others. Please, check it out and enjoy it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário