quinta-feira, 21 de abril de 2016

Carinhoso: o dia em que cantamos para Cauby

Sentado e amparado, Cauby não conseguiu levar o show adiante
O clima em Brasília é quente e seco, típico de um lugar erguido em meio ao poeirão do Cerrado brasileiro. O microclima da região talvez não seja pior porque a cidade foi construída a mil metros acima do nível do mar. Um lago artificial nos arredores, fruto do represamento do rio Paranoá, ajuda a amenizar um pouco essa situação.


Essa explicação serve para contextualizar que o tipo de clima de Brasília muitas vezes é cruel com as pessoas que moram, passam temporadas ou simplesmente estão de passagem pela cidade. Quem tem rinite alérgica e outros problemas respiratórios sente o impacto do ar quente e seco assim que desembarca na capital. Não raro nativos e forasteiros correm para os hospitais em busca de ajuda,


Queremos todos crer que o clima hostil de Brasília (as condições climáticas, não os políticos) foi o responsável pela indisposição que acometeu o grande, o monumental Cauby Peixoto que, na noite de 20 de abril de 2016, não conseguiu levar adiante sua apresentação, no Net Live Brasília, ao lado de outra gigante da canção brasileira, a rainha de nossos corações, Angela Maria.



Amigos de longa data, Angela (86 anos) e Cauby (85 anos) uniram forças mais uma vez para levar aos palcos "120 anos de sucesso" (cada um contabiliza cerca de 60 anos de carreira), com a mais fina arte da interpretação da canção. Infelizmente, no momento, foge a informação de quando estiveram pela última vez em Brasília. No palco, Angela disse que foi há muito tempo. Assim, ver Cauby e Angela, juntos, é muito mais que um privilégio.


Mas, fato é que o nosso Cauby precisou de ajuda para chegar ao palco. Precisou de ajuda do maestro Ronaldo Rayol (ao violão) para acertar o tom e lembrar a sequência das canções. Mesmo quando entoou "Conceição" (Jair Amorim/Dunga) e "Bastidores" (Chico Buarque), a potência vocal ficou pela metade.

Se pela cabeça do leitor passa a ideia de um velho homem sem condições de seguir com o seu ofício, Mr Menezes aproveita para dizer que velha é a desinformação. Temos notícias de que o Professor passou um perrengue no ano passado por causa da diabetes, chegando a ficar internado por conta disso. Também adiou a apresentação da atual turnê, que passaria por Vila Velha (ES).


Assim, Angela Maria, numa elegância de encher os olhos, abreviou a apresentação ao lado do amigo, e convidou a plateia a cantar "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro. Os presentes, corações batendo felizes, imediatamente responderam ao apelo.

Mr Menezes, que canta mal pra caramba, nunca imaginou que um dia, comovido, cantaria para Cauby Peixoto. Ainda bem que era uma voz entre tantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário