quarta-feira, 1 de julho de 2015

Venus and Jupiter are alright tonight

Parecem tão próximos, mas não estão. Por causa de suas órbitas em torno do Sol e da visão privilegiada que temos aqui da Terra, nesta época do ano (início de julho de 2015) os planetas Vênus e Júpiter exibem no céu rara proximidade aos nossos olhos.


Parecem dois pontos no céu (foto 1). Um binóculo ou um pequeno telescópio torna a visão mais interessante, é claro. Mas não custa nada erguer a cabeça e, se o céu estiver limpo, enxergar a olho nu esse alinhamento que dia-a-dia muda alguma coisa.


Antes, Vênus e Júpiter pareciam um pêndulo; o primeiro, em primeiro plano, maior, enquanto o outro parecendo um satélite natural, pouco acima (foto 2). Em realidade, Vênus é o menor dos dois.

Segundo planeta terrestre/telúrico a partir do sol, Vênus tem o nome da deusa romana do amor. Está envolto por grossa camada de nuvens, daí que reflete bastante a luz solar. Nem pense em ir lá. A superfície tem média de temperatura em torno de 462° C. Isso, o inferno. Dizem que é tão quente que volta e meia a parte externa do planeta derrete. Diâmetro equatorial: 6.052 km.

Quinto planeta a partir do sol, Júpiter tem o nome do rei dos deuses romanos. É um planeta joviano, uma imensa bola de gases, com o hidrogênio o principal elemento. Na superfície, que não é uma superfície propriamente dita, diversas camadas de nuvens giram em direções opostas. Tem 16 luas. Europa, uma das quatro visíveis a partir da Terra, tem indícios de que possa abrigar algum tipo de vida. Diâmetro equatorial: 142.984 km.

They look so close but they are not. Venus and Jupiter are aligned this time (July 2015). You can use a telescope to see them. However, look up to the sky and with naked eyes, you can spot this beautiful planetary dance. Venus and Jupiter are all right tonight.

Nenhum comentário:

Postar um comentário