sexta-feira, 24 de julho de 2015

Roteiro 241 / David Garrett

É inverno em Brasília, mas neve só na geladeira

Em meio físico e no éter, a revista Roteiro Brasília número 241, na qual constam dois textos deste redator: um sobre o violinista alemão David Garrett, que toca em Brasília, dia 29/07/15; e outro sobre o espetáculo musical "Across The Universe - Histórias de Amor ao Som dos Beatles", em cartaz na capital, dia 1/08/15.



Sobre David Garrett, convém admitir que atualmente, poucos, raros músicos neste planeta conseguem obter o sucesso internacional igual ao alcançado por este jovem músico (34 anos). Sabendo que a música erudita é igual ao rock'n'roll preconizado por Neil Young, isto é, nunca vai morrer, Garrett é o cara que nos nossos tempos consegue tornar interessante para as novas plateias o consagrado repertório do violino clássico.

Assim, em suas apresentações temas do Coldplay, de Michael Jackson, de Paul McCartney e da música do cinema (James Bond) disputam aplausos com peças de Beethoven, Paganini e Mozart. A música flutua rapidamente do orquestral ao rock, algo já visto com os Moody Blues e Rick Wakeman, mas sempre surpreendente, principalmente porque o som é agradável e no palco explodem fogos e tal.

No meio físico e no éter o que não faltam são shows e vídeos do camarada. Como dito, tudo é muito bacana, muito bem produzido, mas também espetacular (edições rápidas, efeitos mil), perfeito para a tevê de led ou o notebook ligado numa boa aparelhagem de som.


A new Paganini, a rock star. This is David Garrett, my friends.
Fora isso, o fator beleza física parece ser outro atrativo. Frequentemente, Garrett é comparado a outro David, o Beckham, daí as consequências inevitáveis. Som legal, um cara bonitão, meio rock-star, como pode dar errado?

Para os brasileiros, engraçada é a inclusão do "Tico Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, no setlist.

Esclarecendo que a Roteiro Brasília é publicação que ainda circula em Brasília (DF). Circula em meio físico, papel, uma raridade, pois o jornalismo brasileiro acabou, os impressos que resistem, resistem combalidos e esquálidos, mas isso é outra conversa, outro dia, outra hora.

Sim, a Roteiro também está no éter: http://www.roteirobrasilia.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário